2021/02/03

Instagram ganha 30 dias de protecção para publicações eliminadas

Eliminações feitas no Instagram por erro, ou maliciosamente, poderão agora ser recuperadas num prazo de até 30 dias.

É incrível pensar que ainda existem serviços que não contemplam a possibilidade de que os utilizadores possam eliminar coisas por engano ou das quais se venham arrepender ou, num caso mais extremo, que as suas publicações no Instagram sejam eliminadas por alguém que conseguiu acesso indevido à sua conta, podendo em poucos minutos apagar meses ou anos da vida de alguém. Para ajudar nesses casos, o Instagram passa a contar com uma secção "Recently Deleted" (em Settings > Account > Recently Deleted) que dá acesso a coisas eliminadas nos últimos 30 dias - incluindo fotos, vídeos, stories, etc. - para que possam ser facilmente recuperadas.

O processo de restaurar conteúdos eliminados tem em consideração o local de onde foram eliminados. Pelo que se eliminaram uma publicação activa, a mesma será restaurada para esse local; mas se se tratava de uma publicação que estava no Arquivo, a recuperação será feita de volta para o arquivo.

A medida visa proteger os utilizadores do Instagram contra enganos e, principalmente, contra invasões da sua conta. Sendo que para proceder à eliminação permanente dos elementos eliminados (antes do prazo dos 30 dias), será necessária a confirmação adicional de que realmente se é o proprietário da conta. Um método que assume que um intruso que tenha conseguido entrar numa conta de Instagram não tenha acesso ao email de registo que lhe daria controlo total sobre a mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)