2021/02/05

Google remove The Great Suspender por se ter tornado malware

A Google removeu a popular extensão de poupança de memória The Great Suspender da Chrome Store e desactivou-a em todos os Chrome onde estava instalada, por considerá-la malware.

O The Great Suspender era uma das mais populares extensões do Chrome para quem é fã de manter dezenas ou centenas de tabs abertas, permitindo suspender tabs para poupar memória com maior controlo do que o sistema automático usado pelo Chrome. Infelizmente, depois de ter conquistado a sua reputação ao longo de anos, esta extensão ficou sob suspeita depois de ficar sob controlo de um novo responsável, que fez alterações preocupantes e que permitiam que pudesse executar código remotamente, levantando a possibilidade de estar a ser preparada para lançar uma campanha maliciosa.

Agora, temos a confirmação dos riscos, com a Google a seguir o exemplo da Microsoft (que já a tinha removido do Edge Marketplace) e também a marcou como malware, removendo-a da Chrome Web Store e desactivando-a em todos os Chrome onde ainda estivesse instalada - como aliás já tinha sido recomendado desde que surgiram as suspeitas.

Recuperação das tabs suspensas

A parte mais chata é que, para quem ainda estivesse com a extensão instalada e tabs suspensas, a desactivação do The Great Suspender faz com que seja impossível aceder directamente às mesmas. No entanto, é possível fazê-lo manualmente.

O url de uma tab suspensa consiste em algo deste tipo:
chrome-extension://klbibkeccnjlkjkiokjodocebajanakg/suspended.html#=Aberto%20até%20de%20Madrugada&pos=0&uri=https://abertoatedemadrugada.com/

A parte crítica será pesquisar pelo parâmetro "uri", e copiar manualmente o endereço que lá é indicado, para se poder aceder à página respectiva.

Actualização: Há uma técnica alternativa que poderá valer a pena testar para quem tiver muitas dezenas de tabs suspensas. Se reiniciarem o Chrome (podem fazê-lo escrevendo chrome://restart na omnibar) a extensão The Great Suspender poderá voltar a ficar activa e acessível durante alguns momentos, permitindo fazer o "unsuspend all" de todas as tabs, ou fazer a exportação das páginas abertas na secção de gestão de sessões da extensão.


Extensão alternativa

Resolvendo o problema de ter que instalar a última versão segura do The Great Suspender manualmente a partir do Github, já está disponível essa versão na Chrome Web Store sob o nome The Marvellous Suspender - também disponível no Github.

Esta extensão não recupera automaticamente as tabs suspensas do The Great Suspender, mas pelo menos permite que se continue a usufruir das suas vantagens sem receio de poder vir a executar malware.

4 comentários:

  1. A navegação na internet está cada vez mais pejada de perigos.

    Vamos lá então verificar essa "maravilhosa" alternativa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alternativa é simplesmente a última versão do The Great Suspender, antes de ter sido adicionado o código duvidoso pelo novo dono. De resto, só muda o nome. :)

      Eliminar
  2. Atualizei o Chrome, ainda há pouco, e a extensão "The Great Suspender" continua por aqui. Não foi desinstalada pelo Chrome.

    ResponderEliminar