2021/02/20

Jogo League of Legends injogável na Vodafone

Os jogadores de League of Legends (LoL) estão a desesperar com problemas de ligação na Vodafone, mas o problema poderá não estar ligado directamente ao operador.

O League of Legends é um dos mais populares jogos multiplayer dos últimos anos, mesmo antes da pandemia Covid-19 nos ter feito passar ainda mais tempo em casa e recorrer ainda mais aos jogos online para divertimento. Infelizmente, no caso específico deste jogo, são muitos os jogadores que se queixam de ser praticamente impossível jogá-lo a certas alturas do dia com ligação à internet da Vodafone.

Há vários relatos de enormes quantidades de "packet loss" (perda de pacotes de comunicação) entre os computadores dos jogadores e os servidores do jogo. Um problema que desde logo fez suspeitar que se pudesse tratar da nova "capacidade" dos operadores poderem restringir o tráfego não essencial. Mas, embora essa seja uma possibilidade, pode não ser o que se está a passar neste caso. Alguns testes apontam para que a perda dos pacotes de dados não esteja a ocorrer na rede da Vodafone, mas sim num dos pontos de ligação em Espanha, o que afectará todos os operadores que também usem essa mesma ligação.

Claro que para os jogadores / clientes, essas questões técnicas se tornam irrelevantes, pois estão a pagar por um serviço de acesso à internet, e esperam poder usá-lo para jogarem os jogos online que desejarem. E, mesmo não sendo directamente da sua responsabilidade, esperemos que a Vodafone - e outros operadores na mesma situação - possam usar o seu papel priveligiado para reportarem o problema e fazerem os possíveis para agilizarem a sua resolução.

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Nem por isso: https://dicionario.priberam.org/injog%C3%A1vel

      Eliminar
    2. Mas aí fala de league of legends e coloca um print do wild rift

      Eliminar
  2. é verdade, eu e o meu namorado já tínhamos conectado os pontos e entendido que só está a acontecer aos jogadores com vodafone. Como exatamente podemos arranjar este problema? De certeza que já muitos ligaram para a vodafone, não sei se vai ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1.1.1.1
      Instala isso e já consegues

      Eliminar
    2. Como é que isso ajuda? Os DNS da vodafone estão a dar endereços incorretos?

      Eliminar
  3. Porque não usam uma vpn eu estava com problemas de conexão e afins com o lol mas depois de muito pesquisar descubri que é devido a conexão dos servidores da riot eles recomendaram uma vpn tipo exitlag ou warp e tem funcionado bem 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usar VPN não é seguro. Tem muito servidores VPN oferecendo serviços na internet. É importante considerar a confiabilidade desse servidor, uma vez que todos os seus dados passarão por ele após implementado o túnel. Assim tendo todo acesso ao seus dados pode o fazer o que quer com eles.

      Eliminar
  4. Aconteceu o mesmo no fifa, até estava a gostar da Vodafone, mas este ano já existiram demasiados problemas para usuários da Vodafone para quem gosta de jogar... Contrato acaba em Agosto, estou tentado a mudar para a concorrência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não mudes para a NOS... no mínimo, a MEO, sem problemas e em teletralho há 1 ano a jogar ocasionalmente

      Eliminar
    2. Porque não para a NOS? Vão agora instalar fibra na minha zona e eu ia mudar de ligação satélite meo para fibra NOS. Qual o problema da nos ?

      Eliminar
    3. Há muuuuitos, muitos anos, passei pelo mesmos na NOS, para o jogo Quake Wars. Foram dezenas de horas frustrantes, a apresentar-lhes, dados claros como a água, com captura do tráfego: na ligação deles, um pacote específico não passava, usando VPN ou net do vizinho (outro operador), tudo sem problemas.
      Depois de semanas para trás e para diante, foi como estar a falar com uma parede, tinha que jogar via VPN...

      Eliminar
    4. A NOS nem de graça! Nem que me pagassem! Só problemas!

      Eliminar
    5. Mesmos problemas e mesma opinião. NOS NUNCA MAIS NA VIDA. Meteram um serviço de 500/100 mb que NUNCA funcionou e rescindi o contrato com eles antes dias 15 dias com muitas tentativas de resilver a situação e agora querem 500€ de uma instalação do serviço em que meteram um router e uma box... Sem que o serviço funcionasse! Ping de 10 em net FIXA. PIOR SERVIÇO E ATENDIMENTO DE SEMPRE.

      Eliminar
  5. Apoio técnico da NOS sempre foi muito casmurro em admitir verdades técnicas do TS e afins. A bela da VPN em muitos casos a mostrar que quando não se vê o que lá passa tudo corre bem.
    Isto de alugar "auto estradas" (peering) da treta e querer que tudo "voe" como se uma verdadeira auto estrada se tratasse sempre foi norma na NOS.
    Espero que a empresa com a verdadeira fibra optica mude muitas politicas internas para se mostrar no exterior (peering).
    Não sei como anda a NOS hoje em dia mas até à 2 anos atrás a treta era a mesma de sempre.

    ResponderEliminar

[pub]