2021/02/16

LastPass gratuito só para mobile ou computadores a partir de Março

Os utilizadores do LastPass na modalidade gratuita terão que pagar ou procurar alternativas, pois o serviço vai ficar bastante mais limitado a partir do próximo mês.

O LastPass é um dos gestores de password mais populares, e que até aqui disponibilizava uma versão gratuita que permitia que os utilizadores registassem quantas passwors quissem em quantos dispostivos desejassem. Mas isso é algo que agora fica com os dias contados, pois a LogMeIn - que detém o LastPass - anunciou alterações significativas que entram em vigor a 16 de Março.

A partir dessa data, os utilizadores da modalidade gratuita do LastPass terão que escolher onde preferem usar o serviço: apenas em computadores, ou em dispositivos móveis (smartphones e tablets Android e iOS).

O LastPass permitirá aos utilizadores mudarem a sua opção até três vezes depois da entrada em vigor desta nova restrição, mas isso não esconde o facto de que o seu intuito é "forçar" os utilizadores a optarem pelas modalidades pagas, de $3 por mês para um utilizador ou $4 para famílias (6 utilizadores). Quem achar que o serviço justifica o preço poderá encarar isto como o incentivo que faltava, para todos os que não desejam ver mais uma subscrição a subtrair o seu saldo todos os meses, fica a oportunidade para experimentarem alternativas que permanecem gratuitas como o Bitwarden or MYKI.

8 comentários:

  1. Bem ao fim de 3 anos sem queixas lá vou mudar para a bitwarden!
    Great LastPass, vais perder milhões de users!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1.. se o preço fosse razoavel continuaria.. mas havendo melhores ofertas.. tb ja mudei!

      Eliminar
  2. Relembro que este serviço (telemovel e desktop) antes de pertencer ao logmein era pago anualmente a 12€, e eu pagava na boa. Quando foram comprados, usaram esta estratégia de serviço gratuito, para mais tarde aumentarem 3 a 4 vezes o preço inicial... Curtia tanto receber um ordenado Americano para suportar tanta subscrição :(

    ResponderEliminar
  3. Não há motivo algum para pagar por esses serviços e ainda correr o risco de mais tarde se vir a descobrir que foi tudo exposto online. O KeePass é um gestor de passwords opensource que uso há anos e é actualizado regularmente. Existem várias apps também gratuitas para smartphone e basta manter o ficheiro da base de dados sincronizado no google drive ou onedrive para ter o mesmo nível de conveniência das apps pagas. Prefiro doar a estes projectos gratuitos de que pagar essas subscrições.

    ResponderEliminar
  4. Bitwarden e/ou keepass... e o "backup" dos last pass já me safou 1x.... mas é para abandonar porque já não se sabe em que "mãos" está...

    ResponderEliminar
  5. Nunca entendi como alguem usa o LastPass. Tem-se que confiar na implementação que dizem fazer e que as coisas realmente estão protegidas.

    Um gestor de passwords deve, tal como os browsers, ser 100% opensource.

    E há muito por onde escolher:

    - Keepass
    - KeePassXC
    - Bitwarden
    - Mozilla Lockwise

    ResponderEliminar
  6. Não sou a favor de meter muita responsabilidade em locais à borla. Além de que, caso algo aconteça, ficam agarrados ao totta.

    ResponderEliminar