2021/02/02

MediaTek Helio M80 estreia suporte mmWave 5G

Depois do seu primeiro modem 5G (M70), o Helio M80 da MediaTek passa a suportar mmWave para comunicações mais rápidas - nos operadores que o suportarem.

O 5G mmWave não tem tido grande expressão na Europa mas continua a ser uma das grandes apostas nos EUA, e terá sido por isso que desta vez a MediaTek tenha decidido suportar essas frequências no seu modem Helio M80. Este chip suporta coisas como dual SIM 5G+5G, dual VoNR, velocidades de transferência máximas de 7.67Gbs em download e 3.76Gbps em upload - face aos 4.7Gbps e 2.5Gbps do modem anterior. Velocidades teóricas que faltará ver que tal se comportam no mundo real.

Isso é algo que irá demorar, já que a MediaTek diz que este chip só começará a ser disponibilizado aos clientes, em amostras, mais tarde este ano; o que automaticamente implica que a produção em volume só deverá acontecer lá para o final do ano ou para 2022. De qualquer forma, será garantido que iremos ver este chip surgir em smartphones no próximo ano, e contribuir para adicionar o suporte mmWave 5G a smartphones mais económicos; assumindo que a MediaTek irá manter um preço competitivo para este chip.

Por cá, não há grandes expectativas para se ter suporte mmWave 5G no nosso país. Aliás, da forma que as coisas têm corrido, já será uma sorte se tivermos 5G "normal" em estado funcional.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)