2021/02/08

Microchip anuncia primeiros switches PCIe 5.0

Apesar do PCIe 5.0 estar pronto desde Maio de 2019, só agora os fabricantes se começarm a preparar para o tornar realidade.

Só recentemente começanos a ver produtos PCIe 4.0 chegarem ao mercado, mas os fabricantes já estão a preparar-se para a nova geração, que aliás já foi definida em 2019, mas que continua sem data oficial marcada para chegar ao mercado. O PCIe 5.0 vai duplicar a velocidade a velocidade do PCIe 4.0 e permitir transferências de 64GB/s, mas isso é acompanhado de toda uma nova série de dificuldades técnicas que têm que ser superadas em diversos níveis.

Um dos problemas de trabalhar a estas frequências é garantir a qualidade dos sinais à medida que os periféricos vão ficando mais afastados do CPU, motivo que leva à necessidade de chips que garantam a qualidade dos mesmos, como é o caso deste switch PCIe 5.0 da Microchip.

Claro que estes chips, por muito importantes que sejam, estão também dependentes de ter um CPU que suporte PCIe 5.0, e embora a AMD deva ter CPUs com suporte para DDR5 e PCIe 5.0 já no próximo ano, a Intel promete que os seus Xeon Sapphire Rapids com PCIe 5.0 serão lançados ainda este ano. E depois, teremos ainda o habitual (e prolongado) período de transição, em que mesmo dispositivos que digam suportar PCIe 5.0, na verdade continuarão sem ter capacidade para tirar partido das velocidades acrescidas que esta nova versão proporciona.

... Mas aguardarei com ansiedade (e paciência) por SSDs M.2 PCIe 5.0 que permitam ler 50GB ou 60GB/s... e depois ver qual será a desculpa para que um programa demore uma meia dúzia de segundos a abrir... ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)