2021/02/23

Perseverance envia vídeos do pouso em Marte

A chegada do Perseverance a Marte é acompanhada de uma série de estreias, e uma delas é podermos ver pela primeira vez o processo de pouso em vídeo.

A maioria dos avanços espaciais é muitas vezes acompanhado de imagens pouco emocionantes, pelo simples facto de não haver nenhuma "equipa de filmagem" no local para nos proporcionar uma gravação de vídeo como se desejaria. É normalmente isso que acontece no processo de chegada a outro planeta; mas desta vez foi diferente, pois o Perseverance ia acompanhado de uma série de câmaras que registaram, de múltiplos ângulos o processo de reentrada, utilização dos pára-quedas, e posteriormente o uso do "Sky Crane" que ficou a pairar no ar enquanto baixava o rover usando cabos.


Tendo em conta que as comunicações são feitas a velocidades de 800-3000 bits por segundo, foram necessários vários dias para se conseguirem receber estas impressionantes imagens, que nos mostram de forma mais detalhada do que nunca, o processo de pousar um rover de 1 tonelada em Marte.


Nota: também já podemos ouvir Marte usando o microfone do Perseverance.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)