Depois das acusações de enviar dados para servidores chineses, a app Clubhouse - que permite criar salas de conversação áudio e tem sido uma das apps mais populares do momento - está a ser acusada de ser um risco de segurança por conta de algo que me parece ser um pouco ridículo (mas não tanto quando se considera a sua origem): o de poder haver pessoas que fazem a retransmissão do áudio para outros sites e serviços. Algo idêntico a acusar o YouTube de ser um risco de segurança por deixar que alguém faça a captura do ecrã e retransmita o vídeo para qualquer outro lado; ou o de alguém que esteja num grupo privado no Facebook e esteja a publicar print-screens do mesmo numa conta pública do Twitter.
At the technical level the user who shared his account through the opensource platform didn't really 'hack' anything aside from himself. Its likely a violation of the terms of service but not what we would call a hack. 8 pic.twitter.com/uEWtvqG4C6
— Robert Potter (@rpotter_9) February 21, 2021
A acusação nessa vertente, é completamente ridícula. No entanto, o facto do Clubhouse continuar a ser (por agora) uma app exclusiva iOS também tem fomentado alternativas criativas para permitir o seu acesso a partir de smartphones Android, e podendo ser aí que as coisas se complicam um pouco. Há um developer que parece ter conseguido replicar a forma de acesso à API do Clubhouse para conseguir aceder a partir de apps não oficiais; enquanto outros falam de serviços que usam iPhones descartáveis para aceder ao serviço, retransmitindo o áudio das salas para outros serviços, e com sistemas que automaticamente mudam para um novo iPhone assim que um deles for detectado como uso abusivo e bloqueado.
Seja vomo for, nunca nenhum serviço conseguirá evitar a 100% que um dos seus utilizadores (ou um bot que se faça passar por utilizador) abuse do serviço para fins que vão para além dos que seriam esperados. É algo que acaba por ser tão inevitável quanto os bons velhos mexericos à moda antiga, que já existiam muito antes de haver internet ou redes sociais, e que ao longo de toda a história da humanidade nunca conseguiram ser erradicados, resistindo a todas as tentativas de censura e regimes opressivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)