2021/02/22

Clubhouse acusado de permitir "escutas" externas

A app Clubhouse está agora a ser acusada de permitir que os utilizadores retransmitam o áudio que ouvem nas diferentes salas.

Depois das acusações de enviar dados para servidores chineses, a app Clubhouse - que permite criar salas de conversação áudio e tem sido uma das apps mais populares do momento - está a ser acusada de ser um risco de segurança por conta de algo que me parece ser um pouco ridículo (mas não tanto quando se considera a sua origem): o de poder haver pessoas que fazem a retransmissão do áudio para outros sites e serviços. Algo idêntico a acusar o YouTube de ser um risco de segurança por deixar que alguém faça a captura do ecrã e retransmita o vídeo para qualquer outro lado; ou o de alguém que esteja num grupo privado no Facebook e esteja a publicar print-screens do mesmo numa conta pública do Twitter.


A acusação nessa vertente, é completamente ridícula. No entanto, o facto do Clubhouse continuar a ser (por agora) uma app exclusiva iOS também tem fomentado alternativas criativas para permitir o seu acesso a partir de smartphones Android, e podendo ser aí que as coisas se complicam um pouco. Há um developer que parece ter conseguido replicar a forma de acesso à API do Clubhouse para conseguir aceder a partir de apps não oficiais; enquanto outros falam de serviços que usam iPhones descartáveis para aceder ao serviço, retransmitindo o áudio das salas para outros serviços, e com sistemas que automaticamente mudam para um novo iPhone assim que um deles for detectado como uso abusivo e bloqueado.

Seja vomo for, nunca nenhum serviço conseguirá evitar a 100% que um dos seus utilizadores (ou um bot que se faça passar por utilizador) abuse do serviço para fins que vão para além dos que seriam esperados. É algo que acaba por ser tão inevitável quanto os bons velhos mexericos à moda antiga, que já existiam muito antes de haver internet ou redes sociais, e que ao longo de toda a história da humanidade nunca conseguiram ser erradicados, resistindo a todas as tentativas de censura e regimes opressivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)