2021/02/26

Sony prepara dois novos tablets E-ink

A Sony volta a apostar no segmento dos tablets e-ink que visam substituir o papel, e que estreiam novos ecrãs E-Ink Carta 1250.

O mercado continua a aguardar por tablets e-ink que sejam substitutos do papel, ao estilo do reMarkable, e cujo maior impedimento tem sido o preço. A Sony também se tem mantido neste sector, e agora anuncia dois novos tablets, com dimensões generosas de 10.3" e 13.3", e que estreiam um novo ecrã e-ink Carta 1250 desenvolvido em parceria com a E-Ink.

O modelo de 10.3" tem 5.85mm de espessura e pesa 261g, o de 13.3" pesa 368g mas reduz a espessura para os 5.7mm. Ambos contam com suporte para canetas com tecnologia Wacom EMR, e superfície de escrita que simula papel, sendo que o novo ecrã permite maior contraste e velocidade de actualização. A Sony anuncia um atraso máximo de 30ms entre o escrever da caneta e a sua actualização no ecrã. E claro, contamos com visibilidade sem problemas em ambientes bastante iluminados, ou ao sol, e uma autonomia para cerca de 3 semanas.

Infelizmente, estes tablets não serão comercializados directamente aos consumidores, mas visam fomentar que outros fabricantes utilizem esta tecnologia para criarem os seus próprios modelos. De qualquer forma, parece-me que a tecnologia já está disponível há muito, tudo o que falta é que este tipo de produtos possa baixar para valores próximos dos €100, para que possam ser levados a sério como alternativas ao papel.

3 comentários:

  1. Para usar como caderno na faculdade, será impecável!

    ResponderEliminar
  2. Se tivesse um preço razoável para utilizar para tirar notas do dia a dia em vez de blocos era incrível

    ResponderEliminar