2021/02/03

Tesla prepara chaves com UWB

A Tesla está interessada em tirar partido do UWB que tem sido incluído nos iPhones e alguns outros smartphones, usando a tecnologia como chave para os automóveis.

Há várias marcas a trabalharem no uso de smartphones como chaves, e no caso da Tesla isso passa pela utilização do mais recente sistema UWB (Ultra Wideband). Esta tecnologia tem sido usada para permitir a criação de trackers de localização com maior precisão que os trackers Bluetooth, e no caso da Tesla essa vantagem seria utilizada de múltiplas formas. A componente do posicionamento permitiria eliminar os ataques de retransmissão dos sinais wireless da chave; e em sentido inverso, permitiria também uma localização precisa do carro, mesmo em zonas sem GPS (como parques subterrâneos).

Por agora a intenção de utilizar tecnologia UWB foi apanhada em pedidos para a FCC, não se sabendo quando é que poderão começar a ser implementados nos seus automóveis, ou sequer se será algo que a Tesla irá adicionar desde já aos modelos actuais - sendo que uma das opções poderá ser fazê-lo apenas para versões futuras.
Esperemos que seja o primeiro caso, e que os Tesla passem a contar com UWB de origem quanto antes, e que também sirvam de incentivo para que outros fabricantes automóveis sigam o exemplo, fazendo do UWB um standard que, para além dos trackers de localização, também sirva como forma de acesso aos carros (e eventualmente, também às fechaduras das portas de casas).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)