A Tesla está interessada em tirar partido do UWB que tem sido incluído nos iPhones e alguns outros smartphones, usando a tecnologia como chave para os automóveis.
Há várias marcas a trabalharem no uso de smartphones como chaves, e no caso da Tesla isso passa pela utilização do mais recente sistema UWB (Ultra Wideband). Esta tecnologia tem sido usada para permitir a criação de trackers de localização com maior precisão que os trackers Bluetooth, e no caso da Tesla essa vantagem seria utilizada de múltiplas formas. A componente do posicionamento permitiria eliminar os ataques de retransmissão dos sinais wireless da chave; e em sentido inverso, permitiria também uma localização precisa do carro, mesmo em zonas sem GPS (como parques subterrâneos).
Por agora a intenção de utilizar tecnologia UWB foi apanhada em pedidos para a FCC, não se sabendo quando é que poderão começar a ser implementados nos seus automóveis, ou sequer se será algo que a Tesla irá adicionar desde já aos modelos actuais - sendo que uma das opções poderá ser fazê-lo apenas para versões futuras.
Esperemos que seja o primeiro caso, e que os Tesla passem a contar com UWB de origem quanto antes, e que também sirvam de incentivo para que outros fabricantes automóveis sigam o exemplo, fazendo do UWB um standard que, para além dos trackers de localização, também sirva como forma de acesso aos carros (e eventualmente, também às fechaduras das portas de casas).
2021/02/03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)