2021/02/04

TikTok desencoraja partilha de vídeos "duvidosos"

Para demonstrar serviço no combate à partilha viral de conteúdos que podem ser falsos ou enganadores, o TikTok passa a perguntar aos utilizadores se querem mesmo partilhar esses vídeos.

Ao estilo do que o Twitter fez, ao perguntar se os utilizadores queriam mesmo partilhar coisas que nem sequer tinham lido, o TikTok passa também a apresentar uma pergunta adicional a perguntar aos utilizadores se têm mesmo a certeza de querer partilhar vídeos que tenham sido marcados como não-verificados.

Já foi demonstrado por diversas vezes que conteúdos falsos têm muito maior facilidade em ser partilhados e disseminados nas redes sociais, e por vezes tudo o que basta para combater essa tendência é um pequeno ajuste como este, que tenta puxar as pessoas de volta à realidade, e perguntar se realmente querem contribuir para a disseminação de conteúdos potencialmente enganadores. No caso do Twitter, a pergunta adicional teve resultados positivos, e o TikTok diz que os testes iniciais já indicaram uma redução de 24% na partilha desses vídeos.

Este sistema aplica-se ao vídeos duvidosos que não puderam ser demonstrados como sendo comprovadamente falsos pelas organizações de fact-checking, sendo que nesses casos os vídeos são automaticamente removidos assim que são detectados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)