2021/02/22

Toshiba lança primeiro disco FC-MAMR de 18TB

A Toshiba lançou o primeiro disco rígido com tecnologia de micro-ondas FC-MAMR, com capacidades de até 18TB em formato de 3.5".

Embora para o público em geral já pouco sentido faça não optar por um SSD a não ser em casos específicos, noutros sectores os discos rígidos continuam a dominar por oferecerem a melhor relação preço/capacidade, e a tecnologia dos mesmos também continua a evoluir. A tecnologia do momento, que tem sido prometida nos últimos anos, é a dos discos com tecnologia de "aquecimento" para permitirem ainda maior densidade de gravação, e agora é a vez da Toshiba estrear o primeiro disco comercial FC-MAMR (Flux Control - Microwave Assisted Magnetic Recording).

Embora estejam disponíveis em versões SATA para além de SAS, estes são discos destinados quase exclusivamente para data centers, contando com toda uma série de tecnologias para resistirem a funcionamento contínuo e vibrações, e também com caches persistentes para garantirem a integradidade dos dados mesmo em caso de falha de energia durante uma gravação. A Toshiba anuncia transferências de até 280MB/s para leituras sequênciais.

Nesta fase ainda estamos a ver esta tecnologia trazer-nos discos com capacidades não muito superiores às já existentes, mas of fabricantes dizem que ao longo dos próximos anos será possível criar discos de 50TB ou mais, que de outra forma não seria possível atingir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)