2021/02/22

Android 12 facilita bloqueio de câmara e microfone

O Android 12 vai permitir desligar o acesso à câmara ou microfone temporariamente para toda e qualquer app, com novas opções nos quick settings.

A cada dia vão-se descobrindo coisas novas no Android 12 que ficou disponível recentemente na sua primeira versão Developer Preview. Uma delas será do agrado de todos os querem ter total controlo sobre o seu smartphone, incluindo decidir quando é que as apps podem aceder, ou não, à câmara e ao microfone, através de novos botões de acesso rápido no painel de quick settings.
É certo que as apps têm que pedir permissão inicialmente para poderem aceder à câmara e microfone; mas curiosamente, depois de se dar esse acesso à app, não há nenhuma forma fácil ou rápida de impedir esse acesso temporariamente, ou de desactivar esse acesso de forma global para todas as apps. A única opção actual implicaria percorrer todas as apps com permissão de acesso à câmara e microfone, e desactivá-las uma por uma.

Claro que isto não irá impedir os mais paranóicos de continuarem a ter dúvidas sobre se estes botões realmente irão desactivar o acesso à câmara, suspeita que poderá começar a surgir já desde esta primeira versão de desenvolvimento, em que estas opções de bloqueio ainda não funcionam correctamente, numas apps permitindo que que continuem a aceder à câmara, noutras dizendo que é preciso autorização, mas continuando a exibir imagens captadas pela câmara. Mas pronto, por isso mesmo é que ainda se chama "Developer Preview", e resta esperar que quando chegar a versão final, já tenha sido tudo resolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)