2021/02/21

WhatsApp com desactivação progressiva a 15 de Maio

Quem não aceitar as condições de partilha de dados no WhatsApp irá começar a perder funcionalidades a 15 de Maio.

O WhatsApp vai retomar o processo de aplicação das novas regras de partilha de dados com o Facebook, começando a apresentar novo banner informativo dentro da própria app, num processo que ficará concluído até 15 de Maio. Mas não menos interessante é o sistema que o FB implementou para lidar com não aceitar essas condições.

Para quem não aceitar as novas condições, a partir do dia 15 poderá - durante um "curto período de tempo" - continuar a receber notificações e a fazer chamadas, mas não poderá ler nem enviar mensagens através da app. Algo que se pode considerar como a forma de pressão final para obrigar os utilizadores a aceitarem as condições.

Adicionalmente, para os utilizadores que deixarem de utilizar a app (talvez por se terem mudado para o Signal ou Telegram), o WhatsApp relembra que as contas inactivas serão eliminadas ao fim de 120 dias sem utilização. No entanto, ainda não está claro como é que o caso se irá passar na Europa, onde teoricamente os utilizadores estarão a salvo destas medidas. Nomeadamente, falta esclarecer se o WhatsApp nem sequer perguntará nada aos utilizadores Europeus, ou se continuará a pedir-lhes a autorização da partilha de dados, mas não podendo cortar-lhes o acesso no caso de não aceitarem essa partilha - opção que não será dada aos utilizadores no resto do mundo.

1 comentário:

  1. Não vivemos nós num mundo que repudia as ditaduras? Não estaremos nós a deixar-nos guiar pelas vontades de ditaduras digitais?

    ResponderEliminar