2021/02/19

WhatsApp prepara banner informativo na app

O FB volta à carga para tentar explicar as alterações à política de partilha de dados do WhatsApp, com um banner informativo dentro da app, que começará a aparecer na app nas próximas semanas.

Depois das stories, o Facebook volta a instir em colocar uma explicação à frente dos olhos dos utilizadores, para perceberem o que vai mudar - alterações que, bem ou mal compreendidas, tiverem como efeito uma debandada de milhões de utilizadores para serviços alternativos, como o Telegram ou o Signal.

O Facebook não vai ter acesso às mensagens que os utilizadores trocam no WhatsApp, mas poderá receber informação referente a empresas que contactem via WhatsApp, podendo apresentar aos utilizadores publicidade dessas mesmas empresas. Algo que curiosamente poderá coincidir com o momento em que a Apple traz para primeiro plano o pedido de permissão para que as apps possam fazer o tracking dos utilizadores no iOS, e que também tem deixado o Facebook em pânico.

O WhatsApp relembra que todos os utilizadores terão que aceitar os novos termos até 15 de Maio - mas os utilizadores Europeus deverão manter-se a salvo disso por conta das protecções do RGPD. No entanto, isso pode não evitar que o Facebook / WhatsApp façam o pedido para ver os utilizadores aceitam; sendo que a diferença é que na Europa os utilizadores poderão não aceitar, opção que não existirá no resto do mundo.

Vai ser interessante ver, daqui por mais alguns meses, quando tudo estiver estabilizado, quanto utilizadores é que se mudaram permanentemente para os tais serviços alternativos como o Signal, ou se foi apenas um "bluff" passageiro que acabou por resultar num regresso ao WhatsApp.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)