Vivemos numa altura em que, infelizmente, temos que estar permanentemente desconfiados sobre o que as apps poderão estar a fazer nos nossos smartphones, e o próximo Android 12 irá facilitar a tarefa de ter maior controlo sobre isso. Há muito que as apps são obrigadas a pedir permissão para aceder a coisas como a localização, câmara ou microfone. O problema é que isso é algo que uma app maliciosa poderá fazer com uma justificação válida - por exemplo, uma app que aplique efeitos ao rosto dos utilizadores, ou à voz de uma pessoa - e depois abuse dessas permissões para espiar os utilizadores.
Com o Android 12, os utilizadores poderão contar com novos indicadores bem visíveis de quando qualquer app estiver a aceder a qualquer um desses componentes.
Tocando-se nesses indicadores no topo do ecrã, teremos acesso a um relatório mais detalhado que indicará precisamente que apps estão a aceder à câmara, microfone e localização, permitindo que mais facilmente sejam detectadas apps que o estejam a fazer de forma indevida.This is what it looks like with location, camera, and microphone all active at the same time. Unfortunately, location doesn't show up in the app usage details (yet). pic.twitter.com/GyzqEf1mNr
— kdrag0n (@kdrag0n) March 19, 2021
Resta apenas saber se também iremos ter direito a indicador do acesso ao clipboard, como também foi incluído no iOS 14 depois de se ter detectado que certas apps monitorizavam abusivamente tudo o que os utilizadores tivessem feito "copy-paste", e que poderia incluir informação sensível como passwords ou informação pessoal.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)