2021/03/08

Apple prepara óculos para 2025 e lentes de contacto para 2030

Os primeiros óculos VR da Apple devem chegar em 2022, com os óculos de realidade aumentada a seguirem-se em 2025 - e havendo já planos de evoluir para lentes de contacto digitais na próxima década.

Há muito que se sabe que a Apple está a preparar óculos de realidade virtual / realidade aumentada, cujo caminho tem vindo a ser preparado com as funcionalidades de realidade aumentada utilizadas no iOS, e que têm sido melhoradas ao longo do tempo - mais recentemente com a inclusão de câmaras 3D ToF no iPad e iPhones. Agora, temos mais um lote de previsões de Ming-Chi Kuo, que diz que a Apple deverá lançar os seus primeiros óculos já no próximo ano (2022), mas ainda com o formato de "capacete" agarrado à cabeça, como os óculos VR que conhecemos actualmente.

Será necessário aguardar até 2025 para os óculos com aspecto mais convencional, mas com capacidade para apresentarem imagens sobrepostas no mundo real, e que é o produto onde se espera que a Apple possa dar o passo para aquilo que a maioria dos consumidores espera da tecnologia de realidade aumentada - especialmente se conseguir, como se espera, combinar todo o conjunto de características que serão necessárias para convencer o mercado: resolução, luminosidade, campo de visão, e desempenho.

Não menos curioso, é também a referência de que a Apple também já estará a pensar na criação de lentes de contacto digitais, para 2030-2040. Uma previsão que, a uma década de distância, pode ser feita sem grandes riscos, mas que nos relembra que mesmo que a Apple lance uns óculos "Mixed Reality" quase-perfeitos, haverá sempre muito mais para onde evoluir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)