2021/03/12

Apple troca subscribe por follow nos podcasts

A Apple vai tentar esclarecer os utilizadores que "subscrever" um podcast não implica pagar, trocando-o pelo mais ameno "seguir".

Se para os utilizadores habituais de podcasts a palavra subscrição não seja intimidatória, a coisa é bem diferente para qualquer novo utilizador - especialmente desde há uns anos para cá, desde que a Apple incentivou os developers a transformarem as apps de pagamento único em serviços de subscrição, levando à praga que actualmente conhecemos, em que até apps básicas pedem o pagamento de uma mensalidade por tudo e por nada, e sendo cada vez mais difícil encontrar apps que não apresentem um pedido de subscrição aos utilizadores.

Por isso, nas próximas semanas, a Apple vai trocar a palavra nos Apple Podcasts, com o subscribe a dar lugar ao follow.

Não se pode culpar os utilizadores por isso. Nos últimos anos a palavra subscribe passou a estar associada a serviços pagos, sendo esse o seu significado em praticamente todas as plataformas. De agora em diante, será a vez de também os podcasts se adaptarem a isso, passando a recomendar aos ouvintes que "sigam" o podcast em vez do o subscreverem.

1 comentário: