2021/03/02

Asus ROG Phone 5 com 18GB de RAM

Se pensavam que ter 16GB de RAM num smartphone era exagero, a Asus sobe a parada com um ROG Phone 5 com 18GB de RAM.

Apesar da maioria dos smartphones Android continuar a contentar-se com "apenas" 4GB de RAM, temos visto o segmento topo de gama a populariza a opção por 8GB e 12GB de RAM, havendo também aqueles que até já deram o salto para os 16GB de RAM. No caso da Asus, isso foi feito com o ROG Phone 3, e agora prepara-se para o fazer nova estreia, com uma variante de 18GB de RAM do seu próximo ROG Phone 5.

O ROG Phone 5 será apresentado oficialmente a 10 de Março e é de esperar que, tal como tem acontecido nas gerações anteriores, se queira colocar na linha da frente daquilo que se pode ter num smartphone. Daí que uma versão com 18GB de RAM se enquadra precisamente no tipo de coisa que se poderia esperar neste modelo, apesar de ainda estar por demontrar se realmente existe alguma vantagem prática imediata por se ter tal quantidade de RAM num smartphone. Dificilmente teremos apps a tirarem partido de tal coisa, quando têm que estar preparadas para correr em em smartphones com 3GB ou 4GB de RAM.
Resta-nos esperar que à medida que os 8GB, 12GB e 16GB se tornem mais populares, também se popularizem soluções que permitam utilizar o smartphone como computador "desktop" ligado a um teclado e monitor externo. Já que, pelo menos não se poderá usar o argumento de que tal não é possível por falta de memória.

3 comentários:

  1. Porra nem os portateis vem as vezes com 16GB!
    Ate diria fazer sentido ter 18GB se o telemovel visse com WINDOWS 10 mas eses 16 ou 18GB de RAM é completo despedicio de dinheiro e recursos!

    ResponderEliminar
  2. 18 de RAM sensacional pra quem mora na Gringa e tem $ pra comprar , no Br total fora de cogitação.

    ResponderEliminar
  3. Já vem o Android vendendo números, melhor otimizar esse sistema.
    Esse resultado do processador já tá perdendo pro iPhone 12 antes de ser lançado.
    Aí eu pergunto, pra que 18gb ram?
    Tenho o Rog 2, mais não pretendo ir para o sucessor. Devo ir pra Apple dessa vez.

    ResponderEliminar