2021/03/02

Coluna inteligente da MS pode transcrever reuniões e identificar participantes

Auxiliar valioso para reuniões - ou comprovando os piores pesadelos dos mais paranóicos - a nova coluna inteligente da MS poderá transcrever tudo o que escuta.

A MS diz estar prestes a lançar algo que, até há pouco tempo, poderia parecer pertencer apenas aos filmes de ficção. Os seus Intelligent Speakers são pequenos dispositivos que podem ser colocados numa mesa, e fazer a transcrição automática de uma reunião, identificando até 10 participantes diferentes, de modo a que cada frase seja correctamente atribuída a quem a disse.
As potencialidades são imensas, incluindo a nível de acessibilidade para utilizadores com dificuldades auditivas, e também contemplam a possibilidade de ser feita tradução em tempo real.

Por outro lado, é algo que nos lembra também os potenciais riscos para abuso por parte dos dispositivos que nos escutam diariamente. Neste momento acreditamos que muitos deles só começam a trabalhar depois de ouvirem a palavras chave de activação (embora já tenha sido demonstrado que se activam inadvertidamente dezenas de vezes por dia), mas sistemas como estes demonstram muito bem o potencial para poderem identificar quem diz o quê em cada casa.

1 comentário:

  1. funciona em portugues? dará para por ao lado do pc e fazer legendas sincronizadas para o zoom?

    acho que nao :(

    ResponderEliminar

[pub]