2021/03/12

Como ver previews dos links no Chrome para Android

Se frequentemente abrem links apenas para ver uma coisa rápida e depois fecham a página, o Chrome para Android tem uma opção que pode ajudar.

O Chrome começou recentemente a dar mais visibilidade às funcionalidades experimentais, e uma das que lá anda há algum tempo é a possibilidade de se activar a previsão de páginas web quando se vai clicar num link.

Para isso será preciso dar um salto ao chrome://flags, procurar por "ephemeral preview" e activar essa função, ou dar directamente um salto ao chrome://flags/#enable-ephemeral-tab-bottom-sheet.

Depois de se reinicar o browser, ao se fazer um long-press num link, de forma idêntica à que se faz para copiar ou partilhar o link, teremos acesso a uma nova opção de preview, que apresenta a página num painel deslizante, e permite um acesso rápido sem ter que abrir uma nova tab. Se mudarmos de ideias, no topo desse painel temos a opção para abrir a página como tab normal, assim como o botão para a fechar.

Ao que parece, esta opção já está a ser activada para muitos utilizadores no Chrome 89 para Android, pelo que convém verificarem se não terão já o acesso a ela sem necessidade de andar e mexer manualmente nas opções experimentais.

1 comentário: