2021/03/08

Deepfakes do Tom Cruise não foram fáceis de criar

O criador dos deefakes virais de Tom Cruise teve uma preciosa ajuda "low-tech": usou um imitador do Tom Cruise já parecido com a vedeta de Hollywood.

Recentemente vimos um Tom Cruise "deepfake" a tornar-se viral no TikTok (neste momento já contando com mais de 520 mil seguidores), e que parecia demonstrar que a era em que qualquer pessoa poderia replicar qualquer rosto que desejasse, com facilidade, já tivesse chegado. Mas afinal, parece que ainda podemos respirar de alivio por mais algum tempo.

O deepfake de Tom Cruise foi criado por Chris Ume, um especialista de efeitos visuais, e que para conseguir recriar Tom Cruise recorreu a uma técnica bastante "old-school": utilizou um imitador do Tom Cruise já com bastantes parecenças físicas com o actor, e mesmo assim, cada vídeo necessitou de várias semanas de trabalho para conseguiur atingir o nível de realismo pretendido.


Quer isto dizer que ainda não estamos no ponto em que qualquer pessoa poderá, com um só clique, transformar qualquer rosto na cara da sua vedeta preferida com este nível de realismo mas, como a tecnologia nos tem ensinado, isto apenas significa que será preciso esperar um pouco mais até que isso se torne possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)