2021/02/28

Deepfake de Tom Cruise faz sucesso no TikTok

Servindo para demonstrar as potencialidades e riscos dos deepfakes, uma conta de um Tom Cruise falso no TikTok já acumulou 250 mil seguidores em poucos dias.

Desde o início dos deepfakes que se antevia que seria uma questão de tempo até que a sua qualidade se tornasse praticamente indistinguível de imagens reais, e é quase isso que acontece com esta conta deepfake assumida de Tom Cruise no TikTok, que dá pelo nome de @deeptomcruise.

Embora uma análise cuidada frame a frame revele algumas falhas que denunciam a manipulação, a verdade é que o resultado é visualmente convicente para nos fazer pensar se não será efectivamente o Tom Cruise a criar estes vídeos - embora a voz também contribua para demonstrar que não estamos perante a verdadeira vedeta de Hollywood. Seja como for, já seria mais que suficiente para ser suficientemente credível em vídeos na internet ou até para conteúdos televisivos.

@deeptomcruise

Sports!

♬ original sound - Tom

@deeptomcruise

I love magic!

♬ original sound - Tom

O mais caricato é que este trabalho feito alguém acaba por ter maior naturalidade e realismo do que alguns dos rostos recriados digitalmente nalguns filmes e séries de grande orçamento de Hollywood.

Actualização: Afinal o criador destes deepfakes diz que o processo (ainda) não é tão simples quanto possa ter dado a entender.

2 comentários:

  1. é absurdo, que coisa impressionante!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu não ando lá pelos arredores do Tik Tok, por isso pergunto:

    Alguém saberá se já existe coisa semelhante mas dedicado à Samantha Fox? 😁

    ResponderEliminar