2021/03/24

Firefox 87 chega com SmartBlock

Já está disponível a versão 87 do Firefox, que chega com um novo sistema para acelerar o carregamento das páginas e proteger a privacidade dos utilizadores.

O Firefox 87 não traz alterações visíveis que saltem à vista, mas vem com algumas diferenças que se vão fazer notar a nível do tempo de carregamento das páginas e da protecção dos utilizadores.

O sistema mais curioso e que terá impacto mais notório é o SmartBlock. Um sistema que visa bloquear os scripts de tracking, mas sem que isso afecte negativamente a forma como a página é apresentada. Para esse efeito, em vez de simplesmente os bloquear, o Firefox tem capacidade para os substituir por versões alternativas desses scripts, criadas pela Mozilla, que permitirão que a página continue a ser apresentada como devia e com as funcionalidades esperadas, mas sem comprometer a privacidade dos utilizadores ou atrasar o tempo de carregamento da página.


A outra alteração funciona completamente nos bastidores. Quando uma página web faz referência a um recurso carregado de outro site, o browser tradicionalmente envia o url da página em que o utilizador está, que poderá revelar inadvertidamente informação sensível. Mas agora, o Firefox deixará de enviar essa informação detalhada, indicando apenas o site genérico e não a página concreta em que está, impedindo que um site externo possa ter acesso a que páginas os utilizadores estariam a aceder no site que os utilizadores estão a visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)