2021/03/11

Google celebra 10 anos de Chromebooks

O Chrome OS está a celebrar o seu 10º aniversário com uma dose de novidades.

Parece que foi ontem que se começaram a ouvir os rumores de que a Google preparava um novo sistema operativo em que o browser seria o ponto central. Desde então já lá vão 10 anos desde que surgiu o Chrome OS e os Chromebooks, e a aposta da Google em promovê-los como ferramenta para o ensino nas escolas tem dado resultado, com os Chromebooks a dominarem no sector do ensino nos EUA há anos. Uma aposta de longo prazo que, a par dos sistemas mobile, poderá vir a por em causa o domínio do Windows no sector nas próximas décadas.

Para celebrar este 10º aniversário a Google apresenta uma série de novidades que melhoram a produtividade do Chrome OS e a interacção dos Chromebooks com smartphones Android. Com acesso directo na barra de tarefas, temos o Phone Hub que permite o acesso directo a funções do smartphone como activar o modo hotspot, alterar o modo de volume, e até localizar o smartphone no caso de não se saber onde o deixamos pousado. Também se pode ver o nível de bateria e qualidade do sinal celular, para garantir que não há surpresas desagradáveis (como ficar sem bateria no momento em que se ia enviar um trabalho importante), e até aceder às páginas que se tinha aberto recentemente no Chrome no smartphone.
Há outros detalhes que facilitam a vida aos utilizadores, como a possibilidade de aceder a uma rede WiFi com o Chromebook sem necessidade de introduzir a password desde que a mesma já estivesse guardada no smartphone, e nos próximos meses o Chrome OS também passará a estar acessível via Nearby Share, facilitando a partilha de conteúdos entre Chromebooks e Androids. Outra das funcionalidades úteis é a captura do ecrã em vídeo, que se vem juntar aos screenshots estáticos, assim como o Clipboard com memória para os cinco últimos elementos copiados.

Uma boa selecção de novidades para fazer com que o Chrome OS continue a ficar cada vez melhor. Só falta mesmo que se comecem a ter mais Chromebooks disponíveis oficialmente no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)