Recentemente a Rússia decidiu endurecer a luta contra o Twitter, dizendo que o serviço não está a remover tweets que considera serem ilegais (tweets de apoio ao rival de Putin, Alexei Navalny que está novamente na cadeia), e aplicando-lhe uma "limitação de velocidade" (leia-se: bloqueio). Só que essa limitação acabou por se aplicada a muitos mais sites, incluindo vários sites governamentais russos.
Na tentativa de bloquear os links dos twitter, que usam o seu próprio serviço de encurtamento dos links t.co, a Rússia acabou por bloquear o acesso a todos os sites que contivessem "t.co", o que desde logo afectou sites como Microsoft.com, Reddit.com e todos os outros que por qualquer motivo tivessem um t.co.Today's outages in Russia appears to have been caused by a bad substring match by @roscomnadzor.
— Doug Madory (@DougMadory) March 10, 2021
Intending to block Twitter's link shortener t[.]co, Russia blocked all domains containing t[.]co, for example
Microsoft[.]com and Reddit[.]com.
(H/T @GregoryKhodyrev) https://t.co/bGXMN4xC3e
Um acontecimento bastante oportuno, que poderá servir de exemplo / aviso para aqueles que, cá em Portugal, estão a preparar-se para reforçar as medidas de bloqueio de sites feitas sem passarem pelos tribunais, e que garantidamente irão resultar em efeitos idênticos, com as tentativas de bloquear um site a resultarem em bloqueios inadvertidos de muitos outros sites.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)