2021/03/12

Netflix combate contas partilhadas

Depois de anos sem fazer muito acerca disso, a Netflix parece estar finalmente a perseguir e bloquear as contas partilhadas entre amigos.

A partilha da password da Netflix é uma prática generalizada, permitindo transformar uma mensalidade de 14 euros nuns mais agradáveis 3.50 euros quando repartida por quatro pessoas; mas isso poderá estar com os dias contados. Algumas pessoas estão a começar a receber avisos de que, se não viverem na mesma residência do possuidor da conta, deverão fazer a sua própria subscrição do serviço.

Segundo alguns inquéritos, cerca de um terço dos clientes Netflix partilha a conta com familiares ou amigos, e é fácil imaginar que com serviços como o Disney+ a ter chegado aos 100M de clientes em tempo recorde, a Netflix (com 204 milhões de subscritores) não lhes queira facilitar a tarefa ao deixar que estes clientes que partilham a conta fiquem com a mensalidade mais folgada para subscreverem outros serviços - e simultaneamente espere conseguir conquistar mais alguns milhões para se manter com uma liderança confortável.

Se fazem parte do terço de clientes que partilha a conta Netflix, comecem a preparar-se para o potencial aviso a aparecer no ecrã a qualquer momento. Falta saber qual será o método que utilizará para as pessoas que mesmo com o aviso continuarem a dar uso à partilha de conta como sempre (provavelmente começarão a fazer surgir o aviso para todos os acessos da conta, incluindo o legítimo dono da mesma, procurando cansá-los com o pedido de autenticação adicional - o risco, será o de poderem chatear clientes legítimos que não partilham a conta, mas lhe dão uso em locais diferentes). Veremos como as coisas correm ao longo dos próximos tempos.

6 comentários:

  1. Parece-me que a seguirem este caminho podem é perder 1/3 dos clientes... porque do meu ponto de vista, se estão a usar a conta partilhada é porque nao podem/querem pagar a mensalidade normal e tirando-lhes essa possibilidade, mais depressa deixam de usar o Netflix do que criam um novo registo individual para ficar a pagar o valor normal da mensalidade!
    Eu falo por mim, uso uma conta partilhada onde dividimos a mesalidade, se deixar de ter essa possibilidade, terei de procurar outra forma de ver as minhas séries... e é menos um cliente para a Netflix...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Helder... vai ser um tiro no pé !

    ResponderEliminar
  3. Eu até o valor partilhado acho exagerado para o nível dos lançamentos que vão tendo.
    Uma coisa era na altura em que não tinham concorrência e era novidade, mas sinceramente, nos dias de hoje deixa-me algo desconsolado.

    ResponderEliminar
  4. Eu partilho uma conta ocm o meu irmão. Morámos em cidades diferentes. Porque é que vamos ter que sofrer com isto?

    ResponderEliminar
  5. presumo que se usarmos todos a mesma vpn o IP será o mesmo se estivermos ligados ao mesmo servidor logo não deve haver problema. Agora se varias contas diferentes netflix tiverem todas o mesmo IP, não sei como resolvem a não ser bloquear o IP do servidor

    ResponderEliminar

[pub]