2021/03/25

Novos iPads com A14X baseado no M1

Depois dos rumores e expectativas, chega a confirmação possível com referências no iOS 14.5 beta quando ao chip que equipará os novos iPad Pro e que deverá ser baseado no M1.

É esperado que a Apple revele uma nova geração de iPads Pro a qualquer momento, e entre coisas como a estreia de ecrãs mini-LED, a grande incógnita é saber se a Apple irá continuar a usar um chip baseado no que é usado nos iPhones - como tem acontecido até aqui - ou se começará a utilizar um chip baseado no M1 que estreou nos Macs. E agora, isso parece estar praticamente garantido.

Referências no iOS 14.5 beta não só apontam para a existência de um novo chip "A14X" que será usado nos novos iPads Pro, como também de que se tratará de um chip baseado no T8103, que é o nome de código da Apple para o M1 que tem usado na primeira geração de Macs com chips ARM. Para além de significar que o novo iPad Pro terá um chip equivalente ao que equipa alguns Macs, faz com que seja também tecnicamente indiferente que um iPad Pro corra o habitual iPadOS ou um macOS com acesso a tudo o que é possível correr nos Macs - caso a Apple decida seguir por esse caminho.

O facto destas referências surgirem no iOS 14.5 beta serve também para reforçar a ideia de que a apresentação e lançamento dos novos iPads estará iminente, pois de outra forma a Apple poderia esperar pela chegada do iOS 15 para as incluir. Algo que dá credibilidade a que a apresentação ainda possa acontecer este mês, com lançamento efectivo em Abril.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]