2021/03/04

Starship SN10 aterra mas explode passados 8 minutos

A SpaceX conseguiu finalmente aterrar um protótipo Starship com sucesso, mas que infelizmente acabou por ter o mesmo desfecho dos anteriores passados alguns minutos, com a explosão da SN10.

O sucesso voltou a escapar à SpaceX quando parecia ter finalmente conseguido aquilo que pretendia. Depois dos dois testes anteriores - SN8 e SN9 - terem resultado em explosões devido a aterragens demasiado violentas, a SN10 conseguiu aterrar com sucesso (apesar de aparentemente também ter sido com um pouco de força excessiva). Só que esse sucesso foi de pouca dura, pois a nave acabou por explodir passados alguns minutos, algo que já se temia tendo em conta algumas chamas que indicavam que algo de errado se passado depois de ter aterrado.

Ainda assim, representa um passo positivo face aos falhanços anteriores, e terá servido para contribuir com informação adicional para que o voo do Starship SN11 corra melhor.

Como nos testes anteriores, todo o processo de voo e aterragem foi impressionante:


Infelizmente, oito minutos mais tarde...


Actualização: Já temos a explicação para a explosão da SN10.

2 comentários:

  1. Não sendo engenheiro aeroespacial (nem tão pouco mais ou menos...) eu sugeria aprender com este erro e passar já à instalação de um sistema de deteção e extinção de incêndios junto ao ponto de aterragem e que se ativasse automaticamente assim que os motores fossem dados como desligados após a manobra de descida terminar.

    Claro que muitas variáveis estão em jogo, e a dimensão da coisa teria de ser considerável, mas muito provavelmente, ajudaria a evitar explosões tão violentas, presumo eu...

    ResponderEliminar
  2. Vi primeiro o vídeo da explosão e só agora vi o vídeo da reportagem completa do voo.

    Aparentemente, após existe ali uma espécie de torneira (visível aos 13m44s do vídeo) que lança um tipo de líquido para perto da base da nave.

    Contudo, parece ser apenas algo para auxiliar a baixar a temperatura do pavimento, pois foi coisa que durou pouco tempo e, obviamente, não evitou a explosão que depois ocorreu.

    ResponderEliminar