2021/03/11

Twitter com imagens 4K e sem corte automático

O Twitter vai permitir fazer o envio de fotos com qualidade 4K nos smartphones, e também está a testar a remoção do sistema de corte automático para apresentação na timeline.

O Twitter está a actualizar-se aos tempos modernos, e no processo tenta também livrar-se de uma opção que tem levando polémica. Embora através da web fosse possível enviar fotos com uma resolução máxima de 4096x4096, quem tentasse enviar fotos a partir do seu smartphone Android ou iPhone estava limitado a uma resolução máxima de 2048x2048. Algo que o Twitter finalmente decidiu alterar, bastando que os utilizadores dêem um salto às definições e, na secção de Data Usage, seleccionem se/ quando querem enviar as fotos no modo de máxima qualidade.

Ter em conta que a app continuará a aplicar compressão às imagens, mas ao menos mantém a resolução, o que resultará em melhores imagens enviadas a partir dos smartphones - embora incompreensivelmente ainda se mantenha diferente do método de envio via web, que não aplica compressão adicional às imagens 4K desde que tenham um tamanho inferior a 5MB.

Outra alteração que está a ser testada, é a apresentação da imagem completa na timeline, em vez de ser aplicado o enquadramento / corte automático, que pode transformar por completo a imagem que se está a ver. Um método que já foi acusado de ser racista, por preferir fazer o enquadramento de rostos brancos quando se dá o caso de ter que escolher entre um rosto branco e um rosto negro.

A desvantagem é que com esta alteração se perde a densidade de informação por ecrã no caso de se seguirem contas com muitas fotos "grandes", mas isso seria facilmente resolvido com uma opção nas definições que deixasse isso ao critério de cada um: "Quer ver as imagens compactadas ou com o seu formato original?"

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)