2021/03/18

YouTube "Checks" permite fazer pré-verificação de vídeos

O YouTube tem uma nova ferramenta "Checks" que permite verificar se um vídeo poderá ser marcado como violação dos direitos de autor.

Quem já publicou um vídeo no YouTube sabe a facilidade com que se pode levar com um aviso de potencial violação de direitos de autor, bastando que se ouçam alguns segundos de uma música que estava a passar na rádio ou televisão. Mas o maior problema é que publicar qualquer vídeo se torna numa verdadeira roleta russa, pois os vídeos tinham que ser publicados às cegas, e só depois se saberia se teriam sido reconhecidos como problemáticos pelo YouTube - o que é uma perspectiva assustadora quando se considera que isso pode dar direito a um "strike" no cadastro, e que se se juntarem três se pode ficar com a conta suspensa permanentemente.

Agora, o YouTube faz finalmente aquilo que deveria ter feito logo desde o primeiro momento que implementou o seu sistema de copyright Content ID: dá aos utilizadores a possibilidade de fazerem uma pré-verificação dos seus vídeos, para saberem se foi detectado algum conteúdo potencialmente problemático.

Esta ferramenta será uma boa ajuda para quem publica vídeos no YouTube, mas é também preciso ter em conta que o facto de um vídeo ser "aprovado" por esta ferramenta, não impede que o vídeo possa vir a ser marcado mais tarde como tendo conteúdo que viola os direitos de autor, já que diariamente são atiradas milhares de horas de novos conteúdos "protegidos" para o sistema Content ID detectar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)