2021/03/31

YouTube testa esconder votos negativos

Para minimizar o impacto negativo de campanhas de "dislikes" no YouTube, a plataforma está a testar deixar de apresentar a contagem dos votos negativos.

É mais que conhecido o potencial para abuso que existe na internet, e que faz com que as pessoas se pareçam esquecer que, do outro lado, continuam a existir pessoas humanas. Comentários e botões de "dislike" são muitas vezes usadas como forma de ataque, e é isso que que o YouTube espera minimizar parcialmente, escondendo o número de dislikes.

Os utilizadores continuam a poder clicar no botão de dislike, que o YouTube continua a dizer que pode ter um papel positivo, no sentido de permitir o feedback rápido pelos visitantes; e os criadores de vídeos poderão continuar a ver o número de dislikes se assim o desejarem, no seu painel de controlo do YouTube. Mas, pelo menos deixa de ser algo que salta imediatamente à vista nos seus vídeos.

As intenções podem ser boas, mas se o YouTube optar por esta opção, fará também com que se torne mais difícil identificar rapidamente vídeos que realmente merecem os dislikes que levam.

3 comentários:

  1. Ao menos que escondam também o número de gostos. Acaba logo com os gostos à venda ou pelo menos diminui o seu valor. E ainda permite que as pessoas não se sintam influenciadas pelos gostos/ não gostos, incluindo empresas de marketing.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, se é para manter os dislikes so para quem divulga o vídeo então os likes vão pelo mesmo caminho, não minha opinião não vale a pena só mostrar um e só beneficiará da ocultação dos feedbacks aqueles já com bastante influência, coisa que a Google e outras têm apostado cada vez mais.

      Eliminar
  2. É que o youtube provou este veneno, num dos "youtubes Rewinds". Uma chuva de dislikes e não devem ter gostado...

    ResponderEliminar