2021/04/20

Android 12 vai hibernar apps pouco utilizadas

O Android 12 vai expandir o tratamento dado às apps usadas com pouca frequência, hibernando-as para poupar espaço.

No Android 11 a Google adicionou uma funcionalidade ao Android que remove as permissões dadas às apps se não forem utilizadas durante um período de dois meses, evitando que apps "esquecidas" possam manter permissões que possam ser abusadas após actualizações; e para o Android 12 prepara-se para levar o tratamento das apps pouco utilizadas ainda mais além.

Segundo algumas referências, o Android 12 vai contar com a possibilidade de hibernar apps pouco utilizadas.
Isto é, para além de remover as permissões que tiverem sido dadas à app, uma app que não seja usada durante alguns meses será marcada como app não utilizada, apagando os ficheiros temporários que tiver associado, para evitar que continue a ocupar espaço sem necessidade.

A app continuará disponível para ser executada a qualquer momento (assumindo que o utilizador continuará a dar as devidas permissões que forem necessárias para o seu funcionamento) - ao contário do que acontece com a funcionalidade de remoção de apps não utilizadas no iOS, que desinstala a app mas deixa o seu icon no ecrã.

1 comentário:

  1. Não concordo nada com isso, cada um é responsável de instalar e gerir o smartphone como bem entender, por exemplo o que acontecerá a apps de segurança como a prey que eu tenho e que é suposto estar lá configurada e de preferência nunca ser precisa, atualmente já tenho de voltar a dar as permissões necessárias com isto a app pode ficar impossibilitada de atuar remotamente como é suposto.
    A Google devia focar-se noutras coisas que deixou no passado nomeadamente deixar o Android mover apps para o SD e baixar o tamanho do SO que já ocupa tanto espaço quanto um SO para PC.

    ResponderEliminar

[pub]