2021/04/20

Facebook revela ofensiva no áudio para combater Clubhouse

O Facebook é perito em copiar funcionalidades e serviços que estejam a ter sucesso em plataformas concorrentes, e voltou a fazê-lo para competir com o Clubhouse e reforçar a aposta na área do áudio, música e podcasts.

Vamos ter uma nova série de produtos áudio do Facebook, começando por um "estúdio de som" dentro da app do Facebook, para permitir que todos possam fazer e editar as suas próprias gravações da forma que desejarem. Gravações essas que depois poderão ser usadas de diferentes formas.

Os Soundbites serão pequenos excertos áudio, sendo descrito por Zuckerberg como sendo um "Tiktok para áudio". Teremos ainda Live Audio, o concorrente do Clubhouse para emissões em directo. E por fim, o Facebook pretende ser uma alternativa ao Spotify, Apple e Amazon como plataforma para descoberta e distribuição de podcasts.
A grande questão será saber até que ponto esta aposta será bem sucedida e / ou mantida a longo prazo. Por vezes as cópias de funcionalidades feitas pelo Facebook conseguem ter sucesso que supera a dos serviços originais; mas outras vezes acabam por ser coisas que ficam meio perdidas e acabam por ficar esquecidas e abandonadas ao fim de alguns meses. Veremos qual das situações se aplicará a esta aposta nos formatos áudio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)