2021/04/09

Apple impediu iMessage no Android para prender utilizadores no iOS

O processo Epic vs Apple tem revelado diversos documentos internos de ambas as empresas, e agora temos um que revela que a Apple bloqueou a chegada do iMessage ao Android para "prender" os utilizadores no iOS e nos iPhones.

O serviço iMessage é o serviço de mensagens da Apple, e que para muitas pessoas é um forte incentivo para se manterem no campo do iOS - nos EUA havendo até um "estigma" de quem ousar fazer surgir uma mensagem "verde" (um SMS tradicional) no meio de uma conversação iMessage com balões azuis. Há muito que se coloca a questão sobre os motivos pelos quais a Apple não fez chegar o serviço iMessage aos Android, e agora isso é respondido com documentos oficiais da Apple, que revelam que foi uma decisão deliberada.

A Apple considerou a possibilidade de fazer chegar o iMessage ao Android em 2013, mas Craig Federighi e Phil Schiller decidiram que isso poderia fazer com que muitos pais se limitassem a comprar smartphones Android mais baratos para os filhos - e que por isso, a Apple teria mais a perder do que a ganhar com essa opção, que até agora faz com que o iMessage continue a ser um exclusivo do iOS.

É certo que as empresas não são uma instituição de caridade, e é natural que cada uma olhe pelos seus interesses. No entanto, não me posso esquecer de ouvir o próprio Steve Jobs, na altura da apresentação do iMessage, referir que o mesmo seria um sistema aberto - o que desde logo fez antecipar que o serviço viesse a ficar disponível em todas as plataformas. Infelizmente tal não veio a acontecer, e agora poderá virar-se contra ela nos tribunais, ao tornar-se em mais um exemplo de como a Apple mantém as portas bem fechadas no iOS.

6 comentários:

  1. É a mesma coisa que querer um Apple Watch e só funcionar com Iphone Acho isso injusto, ao menos que metam funcionar no Android com certas limitações.

    ResponderEliminar
  2. O iPhone, o iOS e as suas features foram desenvolvidos pela Apple. Logo eles é que decidem quais dessas features oferecem noutras plataformas. Não entendo quem se queixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo, era olho por olho dente por dente e tudo o que fosse google deveria fazer o mesmo, nem pesquisas no Google qt mais Gmail, Maps ou Waze deveria estar disponível em ambiente iOS.

      Eliminar
  3. A Apple faz o que quer, por isso os clientes da marca são chamadas "carneirinhos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade isso é muito mais generalizado: todas as empresa fazem o que querem e lhes convém. A Google também dá e tira, como o fim das fotos ilimitadas no Google Photos - ou quando matou o Google Reader, apesar dos pedidos de milhares de utilizadores.

      Eliminar
  4. Tenho pena que o Google Allo não tenha tido a adesão do pessoal, mas por vezes dar a escolher pode levar a fragmentação que invariavelmente vai prejudicar a "uniformização" que é o que acontece no Android... felizmente o sistema de mail é universal e transversal a toda a gente online.
    Mas agora que o a App do Gmail para Android vai passar a ter o Google Chat integrado e basicamente todos os Androids têm uma conta de Gmail configurada, talvez venha a ter alguma massa critica para funcionar como alternativa ao Whatsapp. Só espero que entretanto o Google consiga integrar as melhores funcionalidades que tinha no Google Allo ;)

    ResponderEliminar