2021/04/27

Apple M2 entra em produção este mês

A Apple já deu início à produção do M2, o sucessor do seu chip M1 que iniciou a transição dos CPUs Intel para os ARM nos Macs.

Segundo as últimas notícias, a TSMC já terá começado a produzir o Apple M2, que deverão ser estreados em novos MacBooks a apresentar nos próximos meses, e que chega pouco tempo após a Apple ter revelado a sua mais recente geração de iPads Pro que também dão uso ao M1 que actualmente é usado nos MacBooks com chips Apple, nos novos iMac e no Mac Mini.

O novo M2 (ou M1X) deverá chegar com salto significativo de desempenho e níveis de eficiência, que complicará ainda mais a vida à Intel, tirando partido de um novo processo de fabrico melhorado. Embora se mantenha num processo de 5nm como o M1, o M2 utilizará o novo processo N5P que, por si só, promete melhorias de 10% na velocidade e 5% na redução do consumo face ao método N5 usado no M1. Sendo que para o próximo ano a TSMC diz que já terá disponível o processo N3 para chips de 3nm, e já estando a trabalhar no processo N2 para chips de 2nm!
Espera-se que a Apple estreie o chip M2 numa nova geração de MacBooks a apresentar nos próximos meses; sendo que a grande incógnita - tendo em conta a apresentação dos iPad Pro com M1 - será saber se irá aproveitar para unificar toda a sua gama de equipamentos e também aplicar este novo M2 nos iPhones deste ano, ou se continuará a manter a linha de chips "A" para os iPhones, e "M" para MacBooks, Macs e iPads.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)