A ISS (International Space Station - Estação Espacial Internacional) tem capacidade para manter várias naves ancoradas simultaneamente, mas hoje deu-se o caso de ser necessário manobrar a cápsula Crew Dragon da SpaceX de uma dessas portas para outra. Isto em antecipação para as próximas cápsulas que estão para chegar, e que criaram um pequeno problema logístico.
Daqui a algumas semanas a ISS vai receber mais uma cápsula Crew Dragon com quatro novos astronautas, e em Junho vai receber mais uma cápsula de carga com abastecimentos, nos quais se incluem um lote de novos painéis solares. É este lançamento que acabar por ser crítico, pois precisa de ser posicionado numa porta que permita o acesso por parte do braço robótico no exterior da ISS. Se a cápsula Crew Dragon actualmente na ISS ficasse na porta actual, a próxima Crew Dragon teria que ocupar a posição que seria necessária para a missão de carga. Assim, ao mudar de sítio, permite que a nova cápsula Crew Dragon já fique num "local de estacionamento" permanente, com a saída da cápsula actual a libertar o espaço para a missão de carga - e sendo melhor fazer esta manobra neste momento, do que arriscar que algo pudesse correr mal com a cápsula seguinte, pondo em causa a missão de reabastecimento.
Dragon has re-docked with the @Space_Station, completing its first-ever port relocation flight and making way for arrival of the Crew-2 Dragon in a few weeks, as well as the CRS-22 Dragon this summer https://t.co/au9pr9Wf3z
— SpaceX (@SpaceX) April 5, 2021
Apesar da manobra ter sido feita de forma completamente automática, e poder ser feita remotamnente, os quatro astronautas - Hopkins, Glover, Walker, e Noguchi - tiveram que vestir os seus fatos espaciais e embarcar na cápsula - para a eventualidade de, no caso de algo correr mal, terem efectuado o regresso à Terra antecipadamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)