2021/04/05

Notícias do dia

Dados de 533M de utilizadores do Facebook expostos na net; LG abandona smartphones oficialmente; cápsula Crew Dragon faz manobra de estacionamento na ISS; Amazon pede desculpa por tweet do "xixi"; Dacia Spring eléctrico por €13.800 em Portugal; Google vai usar chip próprio no Pixel 6; a incrível engenharia do X-15; Google Discover está um desastre e vários sites estão a queixar-se; hackers chineses estão a vender horas de vídeos de câmaras de segurança.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um módulo de tomada BlitzWolf BW-SHP10. Participa e partilha. E sendo final do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+, que dá acesso a descontos exclusivos e passatempos adicionais.

Tim Cook diz que apps externas à App Store põem em risco a segurança dos utilizadores

Não seria esperar do CEO da Apple outra coisa que não fosse repetir o mantra da posição oficial da empresa face às acusações de que detém o monopólio da distribuição na plataforma iOS, e foi precisamente isso que aconteceu. Enquanto ia confirmando a importância "crítica" da Realidade Aumentada para o futuro da Apple, Tim Cook pinta o panorama de que se permitisse a instalação de apps nos iPhones e iPads, seria um apocalipse para a segurança dos utilizadores.

Curiosamente, não refere os inúmeros casos de apps fraudulentas na App Store, nem de ignorar os pedidos de socorro desesperados de developers que vêem as suas apps legítimas serem superadas por apps falsas que inundam a App Store. Também parece ser incapaz de explicar como é que, nos Macs, onde os utilizadores (ainda) podem instalar as apps que querem, da origem que bem entenderem, não se assistir a qualquer apocalipse de segurança.


Google promove Pixel com banana e karate


A Google parece ter deixado o departamento de marketing à solta com as ideias mais malucas que tivessem para promover a sua gama Pixel, que desde os saudosos Nexus 4 e 5, não tem tido grande expressão, apesar de muito ter feito pela adopção da fotografia computacional - que no entanto parece ter estagnado desde então. E a prova disso é o mais recente vídeo que explica como fazer a transição de outro smartphone para um Pixel, usando uma banana como referência e, se isso não fosse suficientemente estranho, ainda meter uma mini lição de karaté pelo meio.




iPhone 13 mais resistente às dedadas

Quem insiste em usar os seus iPhones sem capas de protecção já terá reparado que os seus iPhones 12, apesar de bonitos, rapidamente podem ficar manchados com as dedadas do uso diário - e isso é algo que a Apple parece querer resolver com a próxima geração dos iPhone 13.

Segundo alguns rumores, para os iPhone 13 a Apple vai adoptar um novo acabamento mais resistente às dedadas - idêntico ao que já é actualmente utilizado no iPhone 12 dourado, e que supostamente também é mais resistente a riscos - e que poderá possibilitar o regresso de um iPhone 13 em preto mate, opção que tem estado ausente desde os tempos do iPhone 5 (e que, na altura, se riscava com relativa facilidade, o que levou ao seu desaparecimento).


EUA preparam taxas retaliatórias contra países com "taxas digitais"

Os EUA preparam-se para alargar a frente da guerra comercial com a China, agora visando outros países que têm implementando taxas digitais sobre empresas tecnológicas que têm "penalizado" empresas norte-americanas.

Países como o Reino Unido, Itália, Espanha, Áustria, a par de outros como a Índia e Turquia, podem ficar sujeitos a taxas adicionais na chegada dos seus produtos aos EUA, quem podem representar mais de mil milhões de dólares por ano, como forma de "compensação" pelas taxas que aplicarem às empresas tecnológicas. Como é habitual, e esperado, quem acaba por pagar a conta no meio de todas estas guerras, são os consumidores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: O primeiro LASER foi criado em 1960 por Theodore H. Maiman no Hughes Research Laboratories, tornando realidade aquilo que Einstein tinha previsto teoricamente em 1917. Actualmente, são usados em inúmeros produtos à nossa volta, como leitores de DVDs, ou para permitir as ligações por fibra óptica que trazem a internet de alta-velocidade até nossas casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)