Tempos houve em que o Google Discover (na altura ainda conhecido como Google Feed) era quase a minha fonte de notícias diárias, com a excelente "magia" da Google a apresentar-me notícias recentes e relevantes, e apenas com uma ocasional necessidade de remover algum tópico que por vezes lá fosse parar - talvez por culpa de uma pesquisa por pura curiosidade sem interesse continuado. Infelizmente, há muito tempo que isso deixou de acontecer, e não sou apenas eu que me queixo.
Yup, mine was great for a bit and recently went to hell
— Whitson Gordon (@WhitsonGordon) March 28, 2021
As notícias que agora têm surgido no Google Feed são completamente descabidas, com as notícias relevantes a serem a excepção e não a regra. E o mais absurdo e incompreensível é que me aparecem notícias para tópicos sobre os quais nunca fiz quaisquer pesquisas ou demonstrei qualquer interesse, como coisas de moda, ou sobre pessoas de quem nunca ouvi falar (nem tenho interesse em começar)!
A certa altura pareceu-me que as alterações pudessem estar relacionadas com a apresentação de mais conteúdos locais, começando a ver mais notícias portuguesas (também sem interesse), mas ultimamente as coisas voltaram todas ao inglês (como prefiro), mas sem grandes melhorias, mesmo depois de nos últimos meses ter bloqueado mais tópicos e sites do que em anos de utilização do Google Discover.
E estas alterações não são apenas notadas do lado dos utilizadores. Vários sites estão a queixar-se que as visitas oriundas do Google Discover se reduziram a zero desde o final de Fevereiro.
Here's another mention of this recently by @glenngabe.https://t.co/fAlz01EHzF
— Artem Russakovskii (@ArtemR) April 2, 2021
The worst part is the Discover feed's quality seemed to get worse, not better, for many people lately. Google has tweaked the algorithm too far.@JohnMu @searchliaison @dannysullivan @rustybrick
Infelizmente, são estes os efeitos secundários de se depender demasiado da Google (ou de qualquer outro serviço), que com uma simples alteração dos seus algoritmos pode fazer com que um site passe de ter uma percentagem significativa de visitas resultantes das pesquisas ou das suas sugestões de notícias, para um site que só continue a ser visitado pelos seus leitores mais fiéis.
Felizmente, por cá sempre nos focamos principalmente nesta última vertente, de conquistar os leitores de modo a que fiquem com vontade de cá voltar dia após dia, sem necessidade de ficar dependentes do Google. É algo que tem funcionado bem há mais de uma década, e que esperamos que continue a funcionar pelas décadas seguintes. :)
É geral em todo o sistema Google, também no YouTube por exemplo basta ver um vídeo fora do normal e passo a ser inundado de vídeos do mesmo e os que gosto vejo e sigo, nada!
ResponderEliminara mim só me aparece noticias sobre algumas coisas que vejo. Algumas vezes noticias que não percebo de onde vem e digo que nao estou interessado e nao volta mais por exemplo tive uma altura que aparecia noticias da Tesla, Tesla, Tesla e mais Tesla quando não tenho interesse na marca.
ResponderEliminarO pior é aparecer noticias que tenho que pagar para ver, entao o que faço é dizer que nao quero noticias desse site.
Mas sim são basicamente sempre a mesma coisa, não há nada de novo.
Como tem sido hábito da Google, "não há nada de novo"
ResponderEliminarTirando o excesso de sites e vídeos brasileiros que constantemente vou dizendo não me interessam, de resto nada a me queixar.
ResponderEliminarEu desliguei o Google Discover. É um desastre.
ResponderEliminarÉ impossível filtrar sites pelo domínio e por isso estava sempre a levar com sites brasileiros.
Era isso e de vez em quando aparecerem-me notícias do Ventura e do Chega quando repetidamente dizia que não estou interessado em notícias desse personagem.
Cheguei a um ponto em que me fartei e simplesmente desativei o Discover.
Um algoritmo que 'chega' a esse ponto é um algoritmo totalmente imprestável. 😳😳
Eliminar