2021/03/31

App na App Store rouba 600 mil dólares em Bitcoin a utilizador

Um utilizador que confiou na App Store para descarregar uma app de criptomoedas chamada Trezor, viu a app roubar-lhe os seus 17.1 bitcoins, no valor de 600 mil dólares.

Numa altura em que a Apple enfrenta vários processos por causa do domínio que exerce na App Store, e em que repetidamente frisa que a App Store é essencial para manter a segurança dos utilizadores, eis que temos um caso que demonstra que, na verdade, não é bem assim. A Apple tem sido acusada por múltiplos developers de fazer vista grossa a um número crescente de apps fraudulentas que vão surgindo na App Store, e este torna-se mais um penoso e dispendioso exemplo disso mesmo.

Este utilizador pesquisou por uma app que tinha o mesmo nome que a sua carteira física de criptomoedas - Trezor - e uma vez que a app que lhe apareceu tinha avaliação de 5 estrelas, nem hesitou em confiar nela. Mas, assim que introduziu as suas credenciais, a app, que na verdade era uma app falsa, apressou-se a fazer sumir os seus 17.1 bitcoins, que na altura tinham um valor de 600 mil dólares! E, não foi caso único.

Segundo a Coinfirm, houve pelo menos 5 pessoas que já reportaram situações idênticas referentes a esta mesma app em iOS, e que o valor de Bitcoin roubado pela app já supera os 1.6 milhões de dólares - a que se somam mais 600 mil dólares roubados em variantes Android na Play Store.

Com a Apple a dizer que a App Store é um lugar seguro e de confiança, onde todas as apps são verificadas e validadas manualmente, veremos que resposta terá a dizer a este caso. Até lá, independentemente da App Store ou Play Store, ter cuidados redobrados sempre que instalam qualquer app, especialmente se for uma que lide directamente com dinheiro.

6 comentários:

  1. É caso para dizer, acontece aos melhores!

    ResponderEliminar
  2. Aquela ironia de comprar um dispositivo hardware para proteger as bitcoins, mas depois não saber usar e acabar a perder tudo.
    No web site da Trezor nunca lá vi links para as lojas de aplicações, só um web site da própria Trezor: https://wallet.trezor.io
    E ainda por cima está lá explícito que o iOS e o Windows Phone não são sequer suportados.
    Se vão comprar algo certifiquem-se que sabem o que estão a comprar e como o utilizar.
    E se querem utilizar aplicativos de terceiros certifiquem-se que sabem o que estão a fazer, ou arriscam-se mesmo a perder tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O último parágrafo do @João diz tudo sobre como agir em segurança. O que vou comprar ou descarregar é original ou é de terceiros? Só depois de sabermos a resposta devemos carregar no botão.

      Eliminar
  3. Isso não é uma falha... é uma iFeature!

    ResponderEliminar
  4. É tão irónico...

    As criptomoedas vieram para tentar superar um dos problemas mais difíceis de resolver no mundo digital: a falta de confiança nas transações.

    Mas se há coisa que é preciso bem presente no mundo das criptomoedas é:
    Confia em ninguém!

    ResponderEliminar