2021/04/27

Clips da Apple ganha efeitos em realidade aumentada

A Apple actualizou a sua app Clips de vídeos curtos para promover a utilização do LIDAR com efeitos de realidade aumentada.

A app Clips disponibiliza ferramentas fáceis de utilizar para dar vida a vídeos de curta duração, aplicando efeitos, texto, etc. E agora, passa também a ser um veículo promotor das capacidades dos iPhones e iPads mais recentes, equipados com LIDAR.

Os novos efeitos AR Spaces tiram partido do LIDAR existente nos iPhone 12 Pro e iPads Pro mais recentes, aplicando efeitos de realidade aumentada que reconhecem a geometria 3D das áreas onde são aplicados.
Isto significa que, ao contrário de outros efeitos pseudo-realidade aumentada, que rapidamente destroem a ilusão quando aparecem sobrepostos em elementos que os deviam estar a obstruir, estes efeitos aparecem correctamente atrás de pessoas, ou seguindo o contorno de objectos como sofás ou mesas.

Por agora é apenas um efeito visual decorativo, mas é uma excelente forma de ir mostrando as capacidades acrescidas do LIDAR, e que seguramente irá ser cada vez mais usado no futuro pela Apple, como serviço experimental para ir preparando caminho para os seus futuro óculos de realidade aumentada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)