2021/04/02

Facebook facilita acesso ao feed cronológico

Apesar de continuar a insistir que os conteúdos que escolhe para cada utilizador ver não causam problemas, o Facebook facilita o acesso à opção de vermos aquilo que queremos ver, por ordem cronológica.

Tempos houve em que o Facebook se limitava a apresentar a cada utilizador aquilo que ele tinha decidido seguir. Mas, a certa altura, e usando a desculpa de que era "melhor" para os utilizadores verem as coisas mais interessantes, o Facebook começou a decidir que coisas é que deveriam ser mostradas ou escondidas no feed de cada pessoa. Uma decisão que não deixa de se tornar um pouco ridícula quando posteriormente foi acompanhada pelo convite de que os utilizadores pagassem para que as suas publicações fossem vistas pelas pessoas que supostamente as queriam ver - mas que em muitos casos passaram a ficar escondidas.

Apesar de continuar a insistir que não há nada de errado na forma como o seu algoritmo decide o que deve, ou não, ser apresentado, o Facebook pelo menos dá sinais de cedência ao disponibilizar um acesso mais fácil a outros modos de visualização do News Feed, incluindo uma visão dos favoritos, e outro com ordenação cronológica, à moda antiga.
No topo da secção do News Feed temos no cabeçalho a opção para saltar rapidamente entre estes três modos, o que evita a necessidade de mergulhar no labirinto interminável que são as definições do Facebook.

Infelizmente, e não sendo de esperar outra coisa, independentemente de se escolher a visão dos favoritos ou dos recentes (as publicações por ordem cronológica), da próxima vez que se abrir a app, o Facebook voltará a direccionar os utilizadores para o seu News Feed onde decide o que eles deverão ver.

1 comentário:

  1. Infelizmente, todos os utilizadores continuam a perder conteúdos relevantes de forma orgânica enquanto esta e outras apps continuam a insistir nos conteúdos que "devemos consumir".

    A "escolha" por ordem cronológica não devia ser uma opção mas o padrão de utilização.

    ResponderEliminar