Existe uma ferramenta que tira partido de uma falha do Facebook para associar endereços de email a contas do Facebook, mesmo nos casos em que os utilizadores tenham definido o seu endereço de email como privado. É uma ferramenta que está a ser utilizada para fazer a associação de milhões de endereços de email a contas do Facebook por dia, e que irá dar origem a nova base de dados com informação referente a utilizadores do FB.
O mais caricato é que este falha já tinha sido reportada ao Facebook, que se apressou a dizer que a mesma já tinha sido corrigida; quando na realidade não tinha sido - com o Facebook a desculpar-se a dizer que se terá esquecido de reencaminhar o caso para a equipa adequada.
O que é certo é que saberemos como o Facebook irá reagir, limitando-se a seguir a táctica inadvertidamente já revelada, tentando minimizar e normalizar este tipo de incidentes, dizendo que é "comum" e "normal", e que isto acontece com os outros serviços.The source mentions that a tool that utilizes the vulnerability is being actively exploited to generate tens of millions of matched profiles a day and is appended to the existing 533m Facebook phone numbers leak to create one massive database for malicious purposes.
— Alon Gal (Under the Breach) (@UnderTheBreach) April 20, 2021
Veremos se uma potencial multa bilionária na Europa ao abrigo do RGPD poderá fazer com que o Facebook reconheça que este tipo de "esquecimentos" está longe de ser normal, e que já será altura de tratar os dados dos utilizadores com maior responsabilidade.
Já podemos voltar a usar o Google Plus?
ResponderEliminarNão.
Eliminar