2021/04/15

Feedburner perde subscrição por email em Julho

O Feedburner, ferramenta de gestão de feeds RSS da Google, vai perder a funcionalidade de subscrição dos feeds por email - afectando também todos os sites no Blogger.

Desde a morte do Google Reader e o afastamento da Google dos feeds RSS que o Feedburner tem estado numa posição ingrata. Temia-se que a qualquer momento este se tornasse no próximo serviço a ser encerrado, coisa que felizmente ainda não aconteceu. Daí que ao receber um email do Feedburner com "notícias", suspeitei logo que se tratasse do pior mas, desta vez, ainda não se trata do encerramento completo, apenas da perda de funcionalidades.

O Feedburner vai ser mudado para uma nova plataforma em Julho, e com isso vai perder algumas funcionalidades, como a subscrição por email, adaptação do feed para visualização no browser, ou a protecção por password para feeds privados.
Esta alteração afectará também a serviço de subscrição por email de sites no Blogger, que usavam o Feedburner para esse efeito.

E sim, isto quer dizer que o actual sistema de subscrição por email do AadM deixará de funcionar a partir de Julho mas, por pura coincidência, estava precisamente a preparar uma newsletter diária com um resumo dos artigos de cada dia, e tentarei transferir todos os actuais subscritores do AadM por email para essa nova newsletter. Assim que a mesma estiver pronta para consumo público, avisarei.

Para todas as demais pessoas que estiverem a usar o Feedburner, convirá verificar se esta redução de funcionalidades as irá afectar, e irem preparando alternativas para não ficarem encravados a partir de Julho.


P.S.: Um dos serviços que tem sido recomendado é o Blogtrottr. Onde bastará indicar o feed do AadM (ou o agrupado de todos blogs), o vosso endereço de email, e a frequência dos mesmos, com agrupamento dos posts até um dia.

3 comentários:

  1. Cada vez mais "evil", sem dúvida alguma.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, para quando uma transformação do Aberto até de Madrugada para um site com estrutura mais atual? Já merecia :)

    ResponderEliminar