2021/04/07

Have I Been Pwned já deixa pesquisar telefones

No seguimento de mais um mega leak de 533 milhões de utilizadores do Facebook, o site Have I Been Pwned adicionou a possibilidade de pesquisar por números de telefones.

Este último leak de dados, com origem no Facebook, foi conseguido à custa de uma falha que permitia extrair os números de telefone dos utilizadores, e por isso mesmo era esse o atributo principal da base de dados, sendo que em muitos casos nem sequer estavam associados a qualquer email. Isso complicava a vida a quem desejava saber se o seu número de telefone teria sido exposto neste leak, já que o Have I Been Pwned apenas permitia pesquisar por endereços de email - coisa que agora fica resolvida.

A partir de agora, o Have I Been Pwned permite pesquisar tanto por endereços de email como por números de telefone, facilitando a vida a toda e qualquer pessoa que deseje saber se os seus dados andam "por aí".

Para quem ainda não estiver familiarizado com este serviço, é um site que se tem dedicado a compilar todos os dados que vão sendo expostos na net, resultante de roubos de dados, falhas de segurança, etc. E que permite verificar se as contas associadas aos nossos emails foram afectadas, indicando em quais dos serviços ou leaks estão presentes. Não se assustem demasiado se descobrirem que estão na lista, pois isso acaba por ser inevitável para quem anda pela internet há algum / bastante tempo (o meu email principal já aparece em 23 data leaks) - quando isso acontece, o que há a fazer é mudar a password no serviço afectado, e seguir em frente.

1 comentário:

  1. Email em 27 e telemóvel em 1.
    Bastante útil a notificação que recebemos quando eles detectam o nosso email em um novo leak.

    ResponderEliminar