2021/04/07

Ingenuity resistiu à noite marciana

O helicóptero Ingenuity passou a primeira prova de fogo - ou, melhor dizendo, de gelo - resistindo à gélida noite marciana sem ajudas externas.

Parece estar tudo bem encaminhando para que se vá mesmo assistir ao primeiro voo extra-terrestre. O helicóptero Ingenuity foi pousado há alguns dias no solo marciano pelo rover Perseverance, e a primeira coisa que tinha que demonstrar era conseguir resistir às temperaturas de -90ºC das noites marcianas.

A preocupação era a de que, como este helicóptero foi feito usando material "comercial", as coisas pudessem não correr como previsto, mas tal parece não ter sido o caso, com a NASA a confirmar que o Inegnuity superou com sucesso a noite marciana e está a postos para prosseguir com os testes, que começarão com um pequeno voo de 30 segundos, antes de se aventurar numa série de voos mais ambiciosos ao longo dos próximos 30 dias.

O primeiro voo está marcado para 11 de Abril, com as imagens a chegarem à Terra no dia seguinte, e ficando desde já o convite para que todos acompanhem este momento no dia 12 em directo a partir das 7h30 (se não me enganei na conversão horária), com um resumo agendado para as 15h00.

2 comentários:

  1. Em "direto" Carlos?

    Em princípio, com pelo menos uns 16 a 20 minutos em diferido, eh, eh...

    ResponderEliminar