2021/04/22

JingPad quer ser um iPad Pro com Linux

Quem já olhou para um iPad e pensou que seria o formato ideal para correr um Linux "completo", vai gostar de saber que é precisamente isso que deu origem a este JingPad A1.

O JingPad está em processo de finalização de produção e irá ficar disponível via Indiegogo a 15 de Junho, e é um tablet com chip ARM e ecrã 2K AMOLED de 11" (2368 x 1728) que pretende ser um tablet Linux para todo o serviço. Em termos de aspecto, o JingPad A1 parece-se imenso com um iPad Pro, com margens reduzidas em redor do ecrã. Tem uma espessura de apenas 6.7mm, vem com bateria de 8000mAh e autonomia para mais de 10 horas, e pesa menos de 500g. Tem ainda um teclado amovível com trackpad, e conectividade 5G.

O sistema está a cargo do JingOS, que promete estar preparado para funcionar tanto em modo tablet como em modo desktop, e dando acesso a apps Linux e apps Android - não sendo ainda dito se os utilizadores terão oportunidade para instalar outras distros Linux se assim o desejarem.


A grande incógnita é o preço, que terá papel fundamental para ditar o sucesso ou insucesso deste projecto, mas é desde já prometido que a produção está praticamente terminada, com o primeiro lote de 400 unidades a ser enviado em Agosto para os apoiantes early bird, seguindo-se a produção geral em Setembro para o resto dos apoiantes.

1 comentário:

  1. Interessante mas tinha esperança que um dia voltassemos a ter as baterias substituiveis de forma fácil, e se não for uma empresa com open standards quem é que poderá ser?..

    ResponderEliminar