Depois do subs-sistema Linux que estava relegado à linha de comandos, o Windows 10 passa a contar também com apps Linux com interface gráfico - fazendo o inferno congelar mais um pouco.
A aproximação da MS ao Linux está prestes a ficar completa. Depois do kernel Linux adicionado ao Windows 10 e o WSL (Windows Subsystem for Linux), é agora a vez de se ter acesso a apps Linux com interface gráfico.
Embora já fosse possível correr apps gráficas no WSL, isso obrigava os utilizadores a usarem o seu próprio X server; agora, isso passará a ser gerido de forma automática pelo Windows, e dando acesso a todas as acelerações por GPU, e incluindo também um Pulse audio server para o áudio, e também Wayland. Pelo que na prática... teremos um Linux completo dentro do Windows 10.
Uma coisa fica garantida, com um Linux em cada Windows 10, este será finalmente o ano do Linux nos desktops! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ena... Sem dúvida alguma.
ResponderEliminarLinux passará a ser o número um da tabela "desktop".
😳
Agora era porreiro se lançassem o Office em Linux.
ResponderEliminarMovimento muito inteligente da Microsoft. Há uns anos associava se a msft a uma empresa fechada. Acho que mudou completamente. Em sentido oposto temos a Google que se torna cada vez mais fechada e com interesses próprios.
ResponderEliminarA Microsoft continua fechada, apenas está a ir buscar o que já é publico e incluir no seu "bolo".
EliminarIsto mesmo.
EliminarÉ interessante e espero que seja mesmo com boas intenções para a humanidade, mas olhando para os últimos 30 anos, fica sempre a dúvida se não estamos a assistir a mais um caso de "Embrace, Extend and Extinguish"
ResponderEliminarhttps://en.wikipedia.org/wiki/Embrace,_extend,_and_extinguish