2021/04/22

Windows 10 ganha apps Linux com interface gráfico

Depois do subs-sistema Linux que estava relegado à linha de comandos, o Windows 10 passa a contar também com apps Linux com interface gráfico - fazendo o inferno congelar mais um pouco.

A aproximação da MS ao Linux está prestes a ficar completa. Depois do kernel Linux adicionado ao Windows 10 e o WSL (Windows Subsystem for Linux), é agora a vez de se ter acesso a apps Linux com interface gráfico.
Embora já fosse possível correr apps gráficas no WSL, isso obrigava os utilizadores a usarem o seu próprio X server; agora, isso passará a ser gerido de forma automática pelo Windows, e dando acesso a todas as acelerações por GPU, e incluindo também um Pulse audio server para o áudio, e também Wayland. Pelo que na prática... teremos um Linux completo dentro do Windows 10.


Uma coisa fica garantida, com um Linux em cada Windows 10, este será finalmente o ano do Linux nos desktops! :)

6 comentários:

  1. Ena... Sem dúvida alguma.

    Linux passará a ser o número um da tabela "desktop".

    😳

    ResponderEliminar
  2. Agora era porreiro se lançassem o Office em Linux.

    ResponderEliminar
  3. Movimento muito inteligente da Microsoft. Há uns anos associava se a msft a uma empresa fechada. Acho que mudou completamente. Em sentido oposto temos a Google que se torna cada vez mais fechada e com interesses próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Microsoft continua fechada, apenas está a ir buscar o que já é publico e incluir no seu "bolo".

      Eliminar
  4. É interessante e espero que seja mesmo com boas intenções para a humanidade, mas olhando para os últimos 30 anos, fica sempre a dúvida se não estamos a assistir a mais um caso de "Embrace, Extend and Extinguish"
    https://en.wikipedia.org/wiki/Embrace,_extend,_and_extinguish

    ResponderEliminar