2021/04/26

Militares querem antena Starlink mais compacta e portátil

O Departamento de Defesa dos EUA quer o mesmo que a maioria das pessoas quer: um Starlink mais compacto e portátil que permita ligar qualquer pessoa à rede de satélites da SpaceX.

O serviço Starlink utiliza uma pequena antena parabólica (que esconde no interior um dispendioso e complexo sistema), que é pequena em termos de parabólicas de satélite, mas que é demasiado grande para poder ser usada em automóveis ou, muito menos ainda, em dispositivos portáteis - complicando as ambições de quem esperava poder ter um carro ligado à internet em qualquer ponto do globo, ou um portátil ou smartphone via satélite. No entanto, este desejo não surge apenas da parte dos consumidores, já que também o Departamento de Defesa dos EUA está interessado na mesma coisa.

O DoD quer que a SpaceX averigue a possibilidade de se criar um sistema portátil pessoal capaz de se ligar à rede Starlink, que teria que contar com uma antena muito mais compacta e poder funcionar de forma autónoma com uma bateria. Um sistema que pudesse ser utilizado por soldados para se manterem permanentemente em contacto - mas que obviamente seria meio caminho andado para que também fosse lançada em versão civil. E, curiosamente, isto é algo que ainda recentemente Elon Musk disse ser uma boa ideia.


Embora pudesse ser algo que a SpaceX não estaria a contemplar para agora, poderá acabar por funcionar como o contrato ganho para criar o módulo lunar para a NASA. Nesse caso, a SpaceX irá receber dinheiro da NASA para desenvolver um sistema que ajudará o desenvolvimento que já estava a fazer. Com este pedido do DoD, poderá também ser uma questão de juntar o útil ao agradável, e acelerar o desenvolvimento de um sistema Starlink portátil compacto, com a ajuda do financiamento dos serviços militares, que eventualmente poderá ser lançado para o público.

O serviço Starlink já está disponível em Portugal, com um custo de 499 euros para o terminal e mensalidade de 99 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)